Esta é uma lista de exercícios bastante adequada para que os alunos treinem aspectos da linguagem que são cobrados nas provas do Ensino Médio e também no vestibular. É importante que todo candidato a uma vaga na universidade saiba quais os aspectos da linguagem devem estar presentes nas suas redações. Além disso, caso haja uma prova de redação, reconhecer as características do discurso direto e indireto são bem importantes. Quando assisti às aulas do descomplica, fiquei muito animado porque percebi que o Descomplica é bom para o Enem. Isso porque as aulas destacam aspectos que são cobrados nesta prova que é porta de acesso a muitas faculdades.
lista de exercícios de português
1-) Transforme o discurso direto em indireto, fazendo as devidas alterações: (2,0)
a) – Não gosto de acordar cedo – disse a garota.
b) – Não fiz a tarefa porque estava com preguiça – afirmou o aluno.
c) – Amanhã irei ao médico – explicou o funcionário.
d) – Estou cansada de trabalhar – reclamou a mãe.
2-) Reescreva a fala abaixo, substituindo o verbo de elocução para que haja novos sentidos (pelo menos quatro verbos):
- Não sei o que estou fazendo aqui – afirmou o menino.
3-) Dê aos seguintes predicadores argumentos essenciais e não essenciais para que haja uma oração com sentido gramaticalmente:
a) Atrasado.
b) Caiu
c) Feliz
d) Disse
e) Escreveu
4-) Faça a ancoragem temporal, de modo que as orações abaixo se tornem gramaticais:
a) A escritora ____________um novo livro.
b) Muito calor
c) A comida esfriar
d) O bolo de chocolate
5-) Relacione as colunas, levando em conta o aspecto verbal expresso pelos verbos de ligação:
a) Progressivo, contínuo
b) Habitual, mais durativo
c) Conclusivo, pontual
d) Incoativo (início da ação)
e) Habitual, menos durativo
f) Interativo (repetição intervalar)
( ) Os alunos estão sempre reclamando da tarefa.
( ) Os corintianos estão sendo impacientes com o treinador do time.
( ) A professora foi impaciente com os alunos no momento da prova.
( ) A torcida fica feliz cada vez que seu time ganha.
( ) Os torcedores do São Paulo começaram a ficar chateados com os jogadores do time.
( ) Os alunos andam desinteressados de suas obrigações ultimamente.
6-) Reescreva a oração abaixo, de forma que a mudança do verbo auxiliar possa causar a mudança de sentido pedida:
“Os alunos do 2º ano precisam estudar mais.”
a) Necessidade -
b) Obrigação
c) Desejo, vontade
d) Certeza
e) Permissão
Postar um comentário