Tipos de discurso na prova do Enem


exercício-descomplica-é-bom-enemEsta é uma lista de exercícios bastante adequada para que os alunos treinem aspectos da linguagem que são cobrados nas provas do Ensino Médio e também no vestibular. É importante que todo candidato a uma vaga na universidade saiba quais os aspectos da linguagem devem estar presentes nas suas redações. Além disso, caso haja uma prova de redação, reconhecer as características do discurso direto e indireto são bem importantes. Quando assisti às aulas do descomplica, fiquei muito animado porque percebi que o Descomplica é bom para o Enem. Isso porque as aulas destacam aspectos que são cobrados nesta prova que é porta de acesso a muitas faculdades.

lista de exercícios de português

1-) Transforme o discurso direto em indireto, fazendo as devidas alterações: (2,0)

a) – Não gosto de acordar cedo – disse a garota.

b) – Não fiz a tarefa porque estava com preguiça – afirmou o aluno.

c) – Amanhã irei ao médico – explicou o funcionário.

d) – Estou cansada de trabalhar – reclamou a mãe.

2-) Reescreva a fala abaixo, substituindo o verbo de elocução para que haja novos sentidos (pelo menos quatro verbos):

- Não sei o que estou fazendo aqui – afirmou o menino.

3-) Dê aos seguintes predicadores argumentos essenciais e não essenciais para que haja uma oração com sentido gramaticalmente:

a) Atrasado.

b) Caiu

c) Feliz

d) Disse

e) Escreveu

4-) Faça a ancoragem temporal, de modo que as orações abaixo se tornem gramaticais:

a) A escritora ____________um novo livro.

b) Muito calor

c) A comida esfriar

d) O bolo de chocolate

5-) Relacione as colunas, levando em conta o aspecto verbal expresso pelos verbos de ligação:

a) Progressivo, contínuo

b) Habitual, mais durativo

c) Conclusivo, pontual

d) Incoativo (início da ação)

e) Habitual, menos durativo

f) Interativo (repetição intervalar)

( ) Os alunos estão sempre reclamando da tarefa.

( ) Os corintianos estão sendo impacientes com o treinador do time.

( ) A professora foi impaciente com os alunos no momento da prova.

( ) A torcida fica feliz cada vez que seu time ganha.

( ) Os torcedores do São Paulo começaram a ficar chateados com os jogadores do time.

( ) Os alunos andam desinteressados de suas obrigações ultimamente.

6-) Reescreva a oração abaixo, de forma que a mudança do verbo auxiliar possa causar a mudança de sentido pedida:

“Os alunos do 2º ano precisam estudar mais.”

a) Necessidade -

b) Obrigação

c) Desejo, vontade

d) Certeza

e) Permissão


Postar um comentário