exercícios para Enem com Texto Cidadania


Em se tratando do resultado Enem 2017 os participantes possuem uma página específica para acompanhar a divulgação das notas, ou seja, nela serão apresentadas todas as informações do candidato: número de inscrição, confirmação e outras informações pessoais. No site oficial também estarão disponíveis o local de prova e o cartão de confirmação de inscrição. O acesso ao site oficial do exercício-enem-interpretacao-descomplica (4)Enem 2017 será possível através da internet no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/. Para realizar a inscrição basta informar o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e informar a senha a qual será criada no início do processo. Caso tenha esquecido a senha basta clicar na opção “esqueci minha senha” e optar por receber a senha provisória no e-mail ou através de um SMS no número cadastrado. Assim o candidato receberá uma senha provisória que dará acesso direto para a criação de uma senha oficial. Tudo isso para poder participar desta que é, hoje em dia, a prova mais importante que o jovem irá fazer depois de formado.  Para se preparar para ela é que propomos abaixo alguns exercícios bastante pertinentes e já com gabarito.

LEIA O TEXTO II PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 09 A 12.

TEXTO II

O que é Cidadania

A origem da palavra cidadania vem do latim “civitas”, que quer dizer cidade. A palavra cidadania foi usada na Roma Antiga para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer. Segundo Dalmo Dallari:

“A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social.”

(DALLARI, Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998. p.14)

No Brasil, estamos gestando a nossa cidadania. Damos passos importantes com o processo de redemocratização e a Constituição de 1988. Mas, muito temos que andar. Ainda predomina uma visão reducionista da cidadania (votar, e de forma obrigatória, pagar os impostos... ou seja, fazer coisas que nos são impostas) e encontramos muitas barreiras culturais e históricas para a vivência da cidadania. Somos filhos e filhas de uma nação nascida sob o signo da cruz e da espada, acostumados a apanhar calados, a dizer sempre “sim senhô?”, a “engolir sapos”, a achar “normal” as injustiças, a termos um “jeitinho” para tudo, a não levar a sério a coisa pública, a pensar que direitos são privilégios e exigi-los é ser boçal e metido, a pensar que Deus é brasileiro e se as coisas estão como estão é por vontade Dele.

Os direitos que temos não nos foram conferidos, mas conquistados. Muitas vezes compreendemos os direitos como uma concessão, um favor de quem está em cima para os que estão embaixo. Contudo, a cidadania não nos é dada, ela é construída e conquistada a partir da nossa capacidade de organização, participação e intervenção social.

A cidadania não surge do nada como um toque de mágica, nem tão pouco a simples conquista legal de alguns direitos significa a realização destes direitos. É necessário que o cidadão participe, seja ativo, faça valer os seus direitos. Simplesmente porque existe o Código do Consumidor, automaticamente deixarão de existir os desrespeitos aos direitos do consumidor ou então estes direitos se tornarão efetivos? Não! Se o cidadão não se apropriar desses direitos fazendo-os valer, esses serão letra morta, ficarão só no papel.

Construir cidadania é também construir novas relações e consciências. A cidadania é algo que não se aprende com os livros, mas com a convivência, na vida social e pública. É no convívio do dia-a-dia que exercitamos a nossa cidadania, através das relações que estabelecemos com os outros, com a coisa pública e o próprio meio ambiente. A cidadania deve ser perpassada por temáticas como a solidariedade, a democracia, os direitos humanos, a ecologia, a ética.

A cidadania é tarefa que não termina. A cidadania não é como um dever de casa, onde faço a minha parte, apresento e pronto, acabou. Enquanto seres inacabados que somos, sempre estaremos buscando, descobrindo, criando e tomando consciência mais ampla dos direitos. Nunca poderemos chegar e entregar a tarefa pronta, pois novos desafios na vida social surgirão, demandando novas conquistas e, portanto, mais cidadania.

(Enciclopédia Digital Direitos Humanos II)

QUESTÃO 09 (Descritor: identificar ideia central de um texto a partir de seus elementos.)

Assunto: A dimensão discursiva do texto/texto e produção de sentido.

Assinale a alternativa que apresenta de forma adequada o objetivo central do texto.

A) O autor visa comparar o conceito popular de cidadania com um conceito acadêmico, apresentado pelos estudiosos do assunto.

B) O texto tem como finalidade básica mostrar como a cidadania é exercida pelos brasileiros.

C) O autor apresenta a cidadania como uma prática a ser exercida diariamente, uma vez que envolve várias temáticas.

D) O texto tem como objetivo mostrar as dificuldades que uma sociedade enfrenta ao tentar empregar a cidadania como prática.

QUESTÃO 10 (Descritor: reconhecer em um texto marcas decorrentes de identificações políticas ou ideológicas.)

Assunto: A dimensão discursiva do texto/característica do enunciador na construção de valores e sentidos

Em todos os trechos retirados do texto apresentado, é possível perceber o ponto de vista do autor. Isso só NÃO ocorre em

A) “A origem da palavra cidadania vem do latim “civitas”, que quer dizer cidade.”

B) “No Brasil, estamos gestando a nossa cidadania.”

C) “Damos passos importantes com o processo de redemocratização e a Constituição de 1988.”

D) “Ainda predomina uma visão reducionista da cidadania (votar, e de forma obrigatória, pagar os impostos (...)”

QUESTÃO 11 (Descritor: analisar a seleção de argumentos de um texto para a corroboração da tese.)

Assunto: A dimensão discursiva do texto/progressão temática e organização argumentativa.

NÃO foi um recurso expressivo empregado na construção da base argumentativa do texto a

A) conceituação.

B) intertextualidade.

C) exemplificação.

D) gradação.

QUESTÃO 12 (Descritor: reconhecer mecanismo coesivo e/ou de referenciação dentro de um texto.)

Assunto: A dimensão discursiva do texto/ancoragem enunciativa/dêiticos.

A partir da organização do texto, pode-se afirmar que todos os termos destacados têm função dêitica, EXCETO em

A) “A cidadania é algo que não se aprende com os livros, mas com a convivência, na vida social e pública.”

B) “É no convívio do dia-a-dia que exercitamos a nossa cidadania, através das relações que estabelecemos com os outros, com a coisa pública e o próprio meio ambiente.”

C) “A cidadania é tarefa que não termina. A cidadania não é como um dever de casa, onde faço a minha parte, apresento e pronto, acabou.”

D) “Enquanto seres inacabados que somos, sempre estaremos buscando, descobrindo, criando e tomando consciência mais ampla dos direitos.”

QUESTÃO 13 (Descritor: identificar informações explícitas e implícitas dentro do discurso.)

Assunto: A dimensão discursiva do texto/procedimentos de leitura.

Para o autor do texto, a cidadania é

A) conceito imutável que deve ser transmitido de geração em geração.

B) uma prática individual com implicações coletivas.

C) a garantia de uma sociedade organizada a partir de leis.

D) uma tarefa contínua que requer participação e envolvimento.


QUESTÃO 14 (Descritor: analisar as relações semântico-sintáticas em segmentos do texto.)

Assunto: A dimensão discursiva do texto/coerência e coesão no processamento de ideias.

Releia atentamente o seguinte trecho do texto.

“Os direitos que temos não nos foram conferidos, mas conquistados. Muitas vezes compreendemos os direitos como uma concessão, um favor de quem está em cima para os que estão embaixo. Contudo, a cidadania não nos é dada, ela é construída e conquistada a partir da nossa capacidade de organização, participação e intervenção social.”

Em relação a esse trecho, pode-se dizer que predomina, na organização dos períodos, uma relação de

A) causalidade.

B) oposição.

C) condicionalidade.

D) finalidade.

GABARITO DOS EXERCÍCIOS

QUESTÃO 9 C
QUESTÃO 10 A
QUESTÃO 11 D
QUESTÃO 12 A

QUESTÃO 13

D

QUESTÃO 14

B


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