Exercícios de interpretação de textos - Exclusão escolar


Estes são alguns exercícios interessantes para praticar não só a interpretação de textos como também a análise sintática, condições necessárias para que precisa ir bem nas provas de Português, nos concursos públicos e também no Enem. Faça os exercícios e caso deseje deixe suas respostas aí nos comentários. Você pode também fazer uma lista imensa de exercícios de interpretação de textos lá no meu site educativo.


TEXTO: EXCLUSÃO ESCOLAR

A lei determina que crianças e jovens frequentem a escola e prevê a progressiva extensão da obrigatoriedade do ensino para o ciclo médio. O senso comum reconhece que nem todos estudam e desconfia de que os excluídos sejam principalmente os meninos, chamados a trabalhar para contribuir com o sustento de famílias de baixa renda. As estatísticas, porém revelam que a maior vítima da exclusão escolar é do sexo feminino, tem entre 15 e 17 anos , é pobre, negra ou parda e está grávida.
Estudo inédito da Unesco (órgão da ONU para educação, ciência e cultura) realizado com mais de 10 mil jovens em todo o Brasil indica que , dos mais de 1,5 milhão de meninos e meninas entre 15 e 17 anos que não estão na escola (18%), 56% são do sexo feminino. Em relação à renda, 69% pertencem às classes D e E. Quanto à cor, 72% são negros ou pardos. E um dos fatores que explicam a prevalência das adolescentes fora do sistema é a gravidez precoce.
Segundo a pesquisa, 21% dos jovens fora do ensino já haviam abandonado os estudos uma vez antes, sendo que 14% deles já o haviam feito em duas ou mais ocasiões. Quanto às jovens que deixam os estudos devido a uma gravidez precoce constatou-se que correm maior risco de repetir essa experiência.
As causas da má distribuição de renda e do racismo estão muito além do alcance de iniciativas pontuais no âmbito da educação. Isso não significa, é claro, que as autoridades nada tenham a fazer.
Ampliar a prevenção da gravidez precoce e apoiar a jovem gestante para que possa seguir com os estudos é um objetivo factível.
Para tanto, seria necessário ampliar os programas de educação sexual nas escolas e oferecer métodos contraceptivos. Em relação às já grávidas, poderiam sentir-se incentivadas a continuar estudando se houvesse escolas especiais com serviço de creche. A gravidez precoce deve ser antes de tudo evitada, mas, ocorrendo, é cruel que condene a adolescente à ignorância e à pobreza.

(Folha de São Paulo, 6 de janeiro de 2005)

1. Releia atentamente o primeiro período do texto.

a) Que relação de sentido se estabelece entre esse período e os seguintes?

b) Aponte os complementos das formas verbais determina e prevê.

2. Quais os complementos das formas verbais reconhece, desconfia e revelam (todas no primeiro parágrafo)?

3. Qual o complemento da forma verbal indica (segundo parágrafo)?

4. Qual o sujeito da forma verbal constatou-se (terceiro parágrafo)?

5. “Isso não significa, é claro, que as autoridades nada tenham a fazer.”

a) A que se refere o pronome isso?

b) Qual o efeito de sentido da expressão é claro?

6. “Para tanto, seria necessário ampliar os programas de educação sexual nas escolas e oferecer métodos contraceptivos.”

a) Qual o sujeito da forma verbal seria?

b) Essa afirmação é impessoal ou está marcada pelo ponto de vista do produtor do texto? Explique.

7. “A gravidez precoce deve ser antes de tudo evitada, mas, ocorrendo, é cruel que condene a adolescente à ignorância e à pobreza.”

a) Qual o sujeito da forma verbal é?

b) Cruel exprime um juízo de valor? Explique.

8. Exclusão escolar explicita por que os períodos compostos de que participam orações subordinadas substantivas são tão frequentes em textos dissertativos. Explique.

























Postar um comentário